“Se você é professor universitário ou estudante de pós-graduação, este é um convite para que você responda às perguntas da pesquisa “O marxismo nas universidades brasileiras”. Nosso objetivo consiste em realizar um levantamento para que possamos conhecer, no sentido sociológico, aqueles que ligam sua identidade política e/ou profissional ao marxismo e atuam no interior das universidades brasileiras.
O marxismo tem uma história intelectual protagonizada por leitores de Marx e da tradição teórica e política por ele inaugurada e por autores que desenvolveram de forma criativa e inovadora essa tradição; dentre eles, muitos brasileiros. Atualmente, fração considerável desses protagonistas encontram-se nas universidades. Acreditamos que nosso marxismo mereça, por esta razão, uma pesquisa.
Encontramo-nos ainda numa primeira etapa e precisamos especialmente de sua participação e de seu auxílio. A participação consiste em responder ao questionário que consta no link:  goo.gl/pSdSai . Basta clicar e responder.
Seu auxílio consiste em divulgar no seu círculo de colaboradores (orientandos, colegas, alunos e ex-alunos de pós-graduação).
Naturalmente, a equipe está à disposição para mais informações a respeito da pesquisa”.
Danilo Torini (USP), Lidiane S. Rodrigues (UNESP) e Paula Marcelino (USP)