O filósofo alemão, membro da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno (1903 – 1969) escreveu sobre filosofia, sociologia, música e literatura. Sua filosofia fundamenta-se na perspectiva da dialética e também da psicanálise, uma de suas mais importantes obras, a Dialética do Esclarecimento, escrita em parceria com Max Horkheimer, é uma crítica à razão instrumental, à civilização técnica e à lógica cultural do sistema capitalista. Trata-se de uma crítica à sociedade de mercado que não persegue outro fim que não o do progresso técnico.
A atual civilização técnica, surgida do espírito do Iluminismo e do seu conceito de razão, não representa mais que um domínio racional sobre a natureza, que implica paralelamente um domínio (irracional) sobre o homem; os diferentes fenômenos de barbárie moderna (fascismo e nazismo) seriam claros exemplos, e talvez as piores manifestações, desta atitude autoritária de domínio sobre o outro, neste sentido, Adorno recorrerá a outro filósofo alemão – Friedrich Nietzsche.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Theodor Adorno, segue abaixo a lista de livros disponíveis e, mais abaixo, em azul, o link para realizar o download das obras: