GPECT

Grupo de Pesquisa Estado, Capital Trabalho e as Politicas de Reordenamento Territorial

Eventos

O ENALIC 2013

O IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid serão realizados nos dias 03, 04, 05 e 06 de dezembro de 2013 na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na cidade de Uberaba, MG. Esse duplo evento buscará promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade.Tanto o Encontro das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid tem concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial de professores em diferentes áreas de conhecimento. O tema escolhido desta edição 2013 está ancorado no pensamento de Paulo Freire: A boniteza de ensinar e a Identidade do Professor na contemporaneidade. 

As reflexões feitas durante o evento serão desenvolvidas nas conferências, mesas redondas, oficinas e atividades culturais. Esses trabalhos contemplarão os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; educação e culturas populares; linguagens, tecnologias e atitudes; e a medicalização como recurso para solucionar a indisciplina na escola.

Com isso, o IV Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o III Seminário Nacional do Pibid se firmam como uma oportunidade de debate e de reflexão das políticas de formação, bem como das novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas Universidades e nos Institutos Federais em sua articulação com as escolas públicas por meio do projeto Pibid.

Contamos com a participação de todos na reflexão e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade!

SITE DO EVENTO: http://www.enalic.com.br/

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG)

A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos

6 a 12 de julho de 2014 – Vitória/ES

Primeira Circular

O Congresso Brasileiro de Geógrafos – CBG, maior evento da Geografia brasileira, realiza-se a cada 10 anos desde 1954, reunindo geógrafos (estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, técnicos e todos aqueles que pensam e agem no mundo a partir da Geografia) de todo Brasil para debater os rumos da Geografia brasileira e da AGB. Em sua VII edição, a se realizar em Vitória/ES entre 6 e 12 de julho de 2014, no Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), Av. Fernando Ferrari, No 514, Goiabeiras, Vitória/ES. O CBG terá como tema “A AGB e a Geografia brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos”.
No momento histórico que o país atravessa, com grandes manifestações populares que colocam em questão o modelo de desenvolvimento brasileiro, a AGB se soma aos que, nas ruas, nas salas de aula, no seu cotidiano buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária. Neste sentido, vislumbramos o VII CBG como um processo que abrange temporalidades (i) de balanço dos últimos 10 anos (da entidade, da sociedade e da geografia brasileira), (ii) de projeção de 10 anos para o futuro, e (iii) de um ano e meio de organização do evento. Nesta perspectiva estamos solicitando à comunidade geográfica contribuições para a construção do CBG em torno de três eixos: 1) A AGB e a Sociedade; 2) A AGB e sua institucionalidade; 3) A AGB e a Geografia brasileira.

Para isto, estamos propondo um CBG com as seguintes atividades:

EDPs – Espaços de Diálogos e Práticas
GTs – Grupos de Trabalhos
ESC – Espaços de socialização de coletivos
TCs – Trabalhos de Campo
MRs – Mesas Redondas
Atividades Culturais
Manifestação
Plenárias Políticas
Plenária Final
Assembleia das Locais
Diálogo de Abertura

Estas atividades estarão dispostas da seguinte forma na programação do Congresso:

6 (dom)

7 (seg)

8 (ter)

9 (qua)

10 (quin)

11 (sex)

12 (sáb)

Manhã

Credenciamento

EDP

EDP

Trabalho de Campo/ESC

EDP

EDP

Plenária Final

Tarde

Credenciamento

GT

GT

Trabalho de Campo/ESC*

GT

17h – Manifestação

Assembleia das Locais

Fórum de GTs

Plenária Política

Noite

Abertura

Plenária Política

Mesa

Mesa

* Nestes dias às 17h serão realizados os jogos semifinais da Copa do Mundo.

A construção coletiva do CBG, iniciada na Plenária Final do XVII ENG em Belo Horizonte e aprofundada nas Reuniões de Gestão Coletiva ao longo do último ano, seguirá o seguinte calendário:

Prazo para envio de Resumos para os EDPs– 07/03/2014
Prazo para envio dos Trabalhos Completos para os EDPs – 05/05/2014
Prazo para Envio de Propostas de ESCs, TCs e GTs – 04/04/2014

Com essa 1ª Circular convidamos a comunidade geográfica a se inserir, através de suas Seções Locais, no processo de construção do VII CBG.

Atenciosamente,
Diretoria Executiva Nacional – 2012/2014

SITE DO EVENTO:http://www.agb.org.br/index.php/56-informes/agb/103-1-circular-do-cbg-2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: