GPECT

Grupo de Pesquisa Estado, Capital Trabalho e as Politicas de Reordenamento Territorial

Trabalho e Trabalhadores

Trabalho e trabalhadores: as novas configurações espaciais da reestruturação produtiva no espaço rural.

 

Segunda publicação do GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho – NPGEO/UFS/CNPq): O objetivo da proposta é discutir o universo do trabalho no espaço rural, dentro da lógica da expansão do sistema do capital. Os autores sustentam suas análises na dimensão do método histórico dialético garantido nos princípios teóricos epistemológicos da leitura marxiana.

Capítulo 1. A sociabilidade reificante do capital por meio da política de desenvolvimento territorial, de Lucas Gama Lima (Prof. DrandoUFS).

Capítulo II: “Estado de Exceção”, de Wagnervalter Dutra Junior (Prof. Drando. UNEB, Campus Catité).

Capítulo III: A relação capital-trabalho no corte da cana e as novas formas de travestimento do trabalho de Shiziele de Oliveira Shimada(atual Profa. Dra. DGE. Campus de São Cristóvão).

Capítulo IV:Trabalho e os Trabalhadores: Desvendando a Realidade no Vale do São Francisco,de Raimunda Áurea Dias de Sousa.(Profa Dra. UEPE, Campus Petrolina).

Capítulo V intituladoEntre o campo e a cidade: trabalho e trabalhadores dentro dos territórios de lutade Sócrates Oliveira Menezes(Prof. Drando da UESB – Campus de Vitória da Conquista).

 

As pesquisas realizadas pelos autoresapresentadas nos capítulos desse livro estão sustentadas na intensiva discussão da relação Capital e Trabalho, tendo o Estado como força mediadora do processo da reprodução ampliada do capital. Nessa trajetória, foi privilegiada a teoria do desenvolvimento desigual e combinado. A necessidade de discutir a problemática proposta envolve, sobremodo, a reflexão crítica das categorias geográficas espaço, território. A dimensão histórica dialética é a garantia da leitura processual da dinâmica dos movimentos internos inscritos na totalidade das relações sociais mundiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: